MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/21

"Fixaram-se num pedestal que não souberam gerir nem manter" - testemunho de uma ex-formadora

Olá a todos/as envolvidos/as neste caso "Cidequiano";

Tenho participado a autoridades e nas manifestações sugeridas, aliás já recebi algumas resposta à e-manifestação e gostaría de poder participar em tudo o que for necessário!Sou (era) formadora do CIDEC à cerca de 7/8 anos, em àreas comportamentais, organizacionais, comunicacionais e pedagógicas.Embora viva em Lisboa, as minhas formações, normalmente, eram no Alentejo e Algarve, depois passou a ser só em Águeda e Leiria (sou de Águeda), porque, entretanto deixaram de pagar as despesas, tornando-se incomportável a relação honorários/despesas.

O CIDEC, para mim e para muitas pessoas que conheci ao longo destes anos, não era mais uma instituição, era sinónimo de um sítio onde espaço e tempo tinham um significado diferente: três das minhas actuais e melhores amizades começaram no meu primeiro contacto com o CIDEC, num curso de "Gestão da Formação", daí fui convidada a dar formação e comecei a sugerir (em tom de brincadeira, mas sentindo verdadeiramente), a criação do "cartão de fidelidade do CIDEC". Tive os/as mesmos/as formandos/as várias vezes em cursos diferentes, em que criaram uma rede de contactos e amizades, que não são muito habituais nestes contextos; pelo menos, não desta forma.Sinto uma grande tristeza, não só pela falta dos devidos pagamentos(!), desde 2006, mas porque tinha um relacionamento com esta instituição, através dos seus colaboradores, muito especial (à excepção de alguma mágoa, com alguns responsáveis centrais, pois já ía estranhando alguma passividade, face a tanta concorrência; à cerca de 4 anos, sugeri, informei e realizei algum LNF informal, para novas zonas geográficas, cursos e público-alvo (após ter entregue informações estratégicas de vários locais entre Coimbra e Aveiro, ponderaram a implementação de um novo pólo na zona centro, abriram em Águeda, como eu sou de lá soube... através da minha família!! é triste, é lamentável! não havia necessidade! Eu não estava a pedir nada, estava a dar; aliás, só "pedia" o mínimo: ão menos não saber por terceiros! Após o fecho dos pólos, tive uma reunião com o Sr.Presidente Ferreira de Sousa onde disse qual a minha opinião relativamente à gestão formativa, à estratégia utilizada:

Os pontos fortes, já os enunciei; boas relações interpessoais, excelente equipa formativa e operacional;

Pontos fracos: (também já mencionei) falta de visão; não diversificando na oferta dos cursos, no actual contexto sócio-cultural e económico e, nos públicos-alvo, através de diferentes programas operacionais e formativos.

Fixaram-se num pedestal que não souberam gerir nem manter!!!!!!!!!!

CUMPRIMENTOS

M. João Brinco
21 de Abril de 2008 11:42

Este comentário foi publicado aqui.

1 comentário:

Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.